Armadores reconhecem a importância dos práticos
A Login, empresa de logística com atuação na Amazonia, firmou acordo com a Praticagem do Amapá – ZP – 01 – para testar seus novos e grandes navios que irão transportar bauxita entre o Porto de Trombetas e o Terminal de Vila do Conde por um período de 25 anos com navegação de 817 milhas náuticas (1.513 Km).
O prático por conhecer as condições de navegabilidade, fazer uso de instrumentos capazes de garantir segurança à embarcação foram chamados a pilotar um novo tipo de navio, maior – com 40 metros de boca (largura) e cumprimento de 245 metros, o que o permite transportar 80,1 mil toneladas de bauxita em vez das atuais 56 mil toneladas transportadas pelos atuais PANAMAX.
A nova geração de navios, chamado de TROMBEMAX, poderá impulsionar ainda mais o crescimento da região, resultando em maior competividade para os produtos. O armador reconheceu por meio do contrato e dos testes com a embarcação _ o LOGIN TAMBAQUI é o primeiro da série – que o prático seria o profissional capaz de, em segurança, testar as condições de navegabilidade no rio Trombetas do novo tipo de navio.
Nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro, a praticagem procedeu os estudos de controlabilidade da embarcação ao longo do trecho licitado. O operação teve sucesso e é parte de processo iniciado em 2010, quando o novo navio começou a ser desenhado e produzido, depois, em 2011, por meio dos testes no simulador de manobra do Centro de Simuladores da Marinha do Brasil (CIAGA). E, agora, in loco, na região Amazonica, que terá muito a ganhar com o novo tipo de embarcação.
Para os práticos envolvidos, além do reconhecimento, pesou o fator da contribuição que podem dar para a melhoria da infraestrutura portuária, de forma a garantir a segurança do transporte em água e reduzir os riscos da operação. Foi o que levou os armadores da LOGIN a buscar esse conhecimento antes de prosseguir nos expressivos investimentos nos TROMBEMAX.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.