COMO MANDAR BEM NA PROVA ESCRITA

COMO MANDAR BEM NA PROVA ESCRITA

Um elemento que merece especial atenção por ocasião da prova escrita é a Gestão do Tempo. Para que este seja utilizado da maneira mais eficaz possível, considerando o conhecimento que o candidato absorveu durante sua preparação, é necessário que seja executada uma filtragem instantânea das questões e seguida uma sequência ótima de resolução.

Devem ser trabalhadas inicialmente as questões que o candidato encontra a resposta de cara ou soluciona com extrema facilidade. Estas são as Questões Fáceis. Em caso de engano, ou seja, foi verificado que não era bem daquele tipo e ela começa a tomar mais tempo que o esperado, deve-se passá-la para uma das duas próximas categorias de questões, ao invés de insistir e arriscar preciosos minutos. É ainda durante esta primeira passada que o candidato procura diferenciar e sinalizar, sem despender muito tempo, as outras categorias, visando a economia de tempo nas passadas seguintes. Esta sinalização pode ser feita sobre o número da questão com um “X” nas resolvidas na primeira passada e posteriormente, um círculo nas que ficaram para o segundo nível, e um quadrado nas que serão deixadas para o final, por exemplo.

Chegando-se ao final da prova, voltamos ao início para a segunda fase da prova. Já com os pontos das Questões Fáceis garantidos, com calma e sem gastar tempo em vão. Nesta etapa, resolvem-se as Questões Intermediárias. São a maioria geralmente. Caracterizando-se por aquelas que nem são resolvidas de cara, nem se encaixam na terceira categoria. Mais uma vez, como o objetivo é otimizar o tempo de prova, em caso de engano na avaliação preliminar, muda-se a simbologia da questão deixando-a para o final.

Terminadas as questões mais uma vez, investimos agora rumo às Questões Difíceis. Estas são aquelas feitas para perder tempo, seja pelo enunciado demasiadamente longo ou questões realmente difíceis de se chegar à solução pelo raciocínio que exigem. Ou causam dificuldade no caso particular do candidato, que acabou por não dominar aquele conteúdo. De qualquer forma, estas devem ser evitadas sobremaneira durante a maior parte da prova escrita. Restam nesta categoria geralmente as questões com erros, aquelas que ninguém chega a resposta alguma. Nesta etapa também é quando ocorrem os “chutes”, em todas aquelas questões sem esperança.

Deve-se sempre guardar os últimos 30 minutos para fazer a marcação do cartão-resposta. Isto é algo para ser realizado com máximo cuidado, pois todo trabalho e esforço pode perder-se aqui. Juntamente com a marcação, gerenciam-se estes minutos finais para tentar encontrar a resposta das questões ainda em aberto. Normalmente aquelas de chutar e filosofar.

Deixe um comentário