Proa bulbosa

Proa bulbosa

     O bulbo é projetado para alterar o fluxo da água ao redor do casco pela criação de ondas, reduzindo a resistência, e como consequência trazendo um ganho de velocidade e diminuindo o consumo de combustível.
     Ele serve melhor a embarcações grandes que navegam longas distâncias numa determinada velocidade ótima.
     A proa do navio gera uma onda. E quando há um bulbo, ele atua formando uma outra ondulação adiante daquela formada pela proa. Quando o cavado da ondulação do bulbo coincide com a crista da onda da proa, elas são parcialmente anuladas, levando a uma redução na resistência de ondas geradas pelo navio.
     Entretanto, o bulbo também aumenta a superfície molhada do casco, aumentando assim a resistência friccional. Mas como em altas velocidades a resistência de ondas tem grande participação na resistência total, é nesse intervalo que os benefícios do bulbo aparecem. Donde conclue-se que enquanto navegando em baixas velocidades o bulbo não será uma vantagem.
     Para embarcações pequenas e que navegam em baixa velocidade, o aumento na resistência friccional não vai ser superado pelo ganho na diminuição das ondas.

Deixe um comentário