Navio tanque passa por manobra de emergência em Angra dos Reis
De acordo com a praticagem, ocorreu uma falha de máquinas pouco depois do início da sua desatracação com o auxílio de rebocadores, o que obrigou o prático a realizar uma manobra de emergência para afastá-la o máximo do terminal e, em seguida, fazê-la parar com o uso da âncora e dos rebocadores. “Diante do risco da situação, o prático foi obrigado a suspender a âncora e movimentar o navio a reboque para uma posição mais segura, ainda mais afastada do Tebig. Como a distância do terminal era muito pequena, não havia espaço para o petroleiro girar livremente sem o risco de uma colisão”, informou a praticagem.
O navio foi mantido na posição enquanto aguardava decisão da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro sobre um possível reboque para fora da Baía de Ilha Grande ou espera pelo restabelecimento da máquina para a navegação de saída. Após seis horas a bordo coordenando a ação dos rebocadores para manter a embarcação na posição segura, o prático foi substituído, em função da legislação. Com o restabelecimento da máquina, o New Medal foi autorizado a sair, com o apoio dos rebocadores, para fundeio fora da Baía, onde seria inspecionado. O New Medal tem como destino o Porto de Ningbo, na China.
c) As seguintes regras deverão ser observadas para elaboração da Escala de Rodízio:
1) O Prático só poderá permanecer em Período de Serviço por, no máximo, seis horas consecutivas. Caso a faina de praticagem demore mais do que seis horas, deverá ocorrer revezamento do Prático. O Prático substituído nessa situação entra em Período de Sobreaviso, que não poderá ser inferior a duas horas.NORMAM-12, 0227
A Marinha informou que, por meio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), tomou conhecimento na manhã de ontem (13) que o navio New Medal apresentou problemas em sua propulsão ao desatracar do Tebig. De acordo com a autoridade marítima, o navio permaneceu próximo ao terminal, com prático a bordo e cinco rebocadores de apoio, para manter sua posição e a segurança da navegação.
Procurada pela Portos e Navios, a Marinha retornou dizendo que o sistema de propulsão foi restabelecido em torno de 17 horas de domingo e que o navio seguiu para a área de fundeio destinada a navios carregados, a oeste da Ilha Grande, para ser inspecionado. “Caso seja aprovado na inspeção, o navio será liberado para seguir viagem”, comunicou o Com1ºDN por meio de sua assessoria de imprensa.
Fonte: Portos e Navios
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.